O que é o Cantinho do Céu?
O Cantinho do Céu é uma instituição filantrópica, criada em 1983 em Ribeirão Preto-SP, com o intuito de fornecer cuidado integral a pacientes com paralisia cerebral, com sequelas severas, múltiplas e irreversíveis, decorrentes principalmente de anóxia neonatal. Os pacientes têm alto grau de dependência (não andam, não falam, não comem sozinhos) e por isso a Instituição oferece assistência multidisciplinar 24hs por dia.
Hoje temos no Cantinho do Céu aproximadamente 60 pacientes todos os dias, buscando promover o conforto e a qualidade de vida de todos. Dentre esses pacientes, aproximadamente 30% recebem atendimento durante o dia e voltam para suas famílias à noite e 70% residem na Entidade.
É a única Instituição Filantrópica de Ribeirão Preto que exerce essa função.
Desde junho de 2013 estamos em fase de mudança na Instituição. O Cantinho do Céu deixa de ser o Lar dos Excepcionais para ser reconhecido como Hospital de Retaguarda. Para ocorrer essa mudança, novos funcionários tiveram que ser contratados além de reformas e novas alas construídas na Entidade.
História
Em 1983, Dona Sônia comoveu-se com Elaine, menina de 5 anos com necessidades especiais. Mas existiam muitas outras pessoas a serem ajudadas.
Foi movida por este sentimento de carinho e humanidade que o “Cantinho do Céu” abriu suas portas com o objetivo principal de oferecer os cuidados necessários e indispensáveis a essas PCDs (Pessoas com Deficiências Múltiplas e Severas), para a sobrevivência dos mesmos, enquanto seus pais ou familiares estivessem trabalhando.
O Cantinho do Céu cresceu, pois passou a receber crianças órfãs e ou que foram abandonadas na Entidade e hoje abriga mais de 50 pessoas com sequelas de anoxia neonatal, dando-lhes atendimento especializado.
A Grande maioria das crianças e adolescentes atendidos não andam, outras sequer movem os membros inferiores, necessitando de um complexo tratamento que envolve o trabalho de profissionais da saúde e a compra de medicamentos diversos, exigindo mão de obra qualificada; os comprometimentos físicos e mental exigiram dietas especiais, oferecidas através de sondas, e gerando um alto custo que é superado com o esforço e responsabilidade todos os dias.