Slide Slide Slide Slide Slide

O que é o Cantinho do Céu?

O Cantinho do Céu é uma instituição filantrópica, criada em 1983 em Ribeirão Preto-SP, com o intuito de fornecer cuidado integral a pacientes com paralisia cerebral, com sequelas severas, múltiplas e irreversíveis, decorrentes principalmente de anóxia neonatal. Os pacientes têm alto grau de dependência (não andam, não falam, não comem sozinhos) e por isso a Instituição oferece assistência multidisciplinar 24hs por dia.

Hoje temos no Cantinho do Céu aproximadamente 60 pacientes todos os dias, buscando promover o conforto e a qualidade de vida de todos. Dentre esses pacientes, aproximadamente 30% recebem atendimento durante o dia e voltam para suas famílias à noite e 70% residem na Entidade. 

É a única Instituição Filantrópica de Ribeirão Preto que exerce essa função.

Desde junho de 2013 estamos em fase de mudança na Instituição. O Cantinho do Céu deixa de ser o Lar dos Excepcionais para ser reconhecido como Hospital de Retaguarda. Para ocorrer essa mudança, novos funcionários tiveram que ser contratados além de reformas e novas alas construídas na Entidade.

História

Em 1983, Dona Sônia comoveu-se com Elaine, menina de 5 anos com necessidades especiais. Mas existiam muitas outras pessoas a serem ajudadas.

Foi movida por este sentimento de carinho e humanidade que o “Cantinho do Céu” abriu suas portas com o objetivo principal de oferecer os cuidados necessários e indispensáveis a essas PCDs (Pessoas com Deficiências Múltiplas e Severas), para a sobrevivência dos mesmos, enquanto seus pais ou familiares estivessem trabalhando.

O Cantinho do Céu cresceu, pois passou a receber crianças órfãs e ou que foram abandonadas na Entidade e hoje abriga mais de 50 pessoas com sequelas de anoxia neonatal, dando-lhes atendimento especializado.

A Grande maioria das crianças e adolescentes atendidos não andam, outras sequer movem os membros inferiores, necessitando de um complexo tratamento que envolve o trabalho de profissionais da saúde e a compra de medicamentos diversos, exigindo mão de obra qualificada; os comprometimentos físicos e mental exigiram dietas especiais, oferecidas através de sondas, e gerando um alto custo que é superado com o esforço e responsabilidade todos os dias.

Missão

“Acolher pessoas com paralisia cerebral e sequelas múltiplas, severas e irreversíveis, visando a melhora na qualidade de vida através do atendimento especializado e humanizado em saúde, propiciando o reconhecimento de um ambiente familiar para os pacientes e colaboradores da instituição.”

Visão

“Ser referência de serviço humanizado de excelência em saúde, garantindo qualidade de vida através de atendimento ético e humanizado”

Valores

  • Amor
  • Atendimento humanizado
  • Comprometimento
  • Ética
  • Excelência em saúde
  • Solidariedade
  • Transparência

Infra-estrutura

O Cantinho do Céu tem 4.245 m2 de área construída onde atende pessoas com deficiências múltiplas e severas, em regime de período integral (24hs por dia). Para a realização do trabalho com amor e qualidade contamos com uma grande estrutura humana e física:

– Equipe multidisciplinar para atendimento

Para a realização do trabalho com amor e qualidade, contamos com uma equipe composta por mais de 120 colaboradores, entre assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudióloga, Terapeuta Ocupacional, auxiliares e técnicos em enfermagem, enfermeira padrão, farmacêutica, costureiras, auxiliares gerais, motoristas e outros profissionais que se revezam em 3 períodos de atendimento.

– Fonoaudiologia

A fonoaudiologia atua no Cantinho do Céu junto à equipe multidisciplinar. O trabalho tem como objetivo permitir o contato direto na região oral e facial, estimular o sistema sensório motor oral e estimular as funções mastigação e deglutição.

– Leitos equipados

Nossos leitos são equipados com camas adequadas, oxigênio e sonda para alimentação. Tudo isso sem esquecer o conforto humano, mantendo o ambiente
estético e agradável para os atendidos.

– Cozinha industrial

Os alimentos são preparados sob orientação da nutricionista, em uma cozinha equipada e atendente das normas de vigilância sanitária, procurando manter o gostinho da comida de mãe, que é feita com amor.

– Hidroterapia

Oferecemos hidroterapia, proporcionando uma grande melhoria de qualidade de vida às pessoas atendidas pelo Cantinho do Céu.

– Equoterapia

O contato com cavalos tem sido de uma importância enorme para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. A pureza de sentimentos dos animais cria um canal de conforto e alívio aos atendidos. Esta atividade é realizada em parceria com o Haras Leão.

– Terapeuta ocupacional

A Terapeuta Ocupacional atua no Cantinho do Céu junto à equipe multidisciplinar. O trabalho tem como objetivo em aumentar o bem estar do paciente, aliviar as dores, prevenir e tratar deformidades, estimular habilidades motoras, sociais e emocionais.

– Fisioterapeuta

A Fisioterapia é importante para completar a equipe multidisciplinar, uma vez que é realizada avaliação específica, definição de casos para ingressão ao serviço, seguida de prescrição e conduta adequada para cada paciente quando admitido, determinando as metas terapêuticas adequando a disfunção às modalidades terapêuticas, promovendo assim o tratamento adequado para cada paciente; e com discussão interdisciplinares dos casos, para melhor conduta a ser seguida dentro do hospital.

Além disso o serviço de Fisioterapia Aquática que atende com o intuito de diminuir dor e espasmo muscular para reabilitação funcional e da confiança do paciente em relação ao meio aquático, promovendo assim maior relaxamento global e uma atividade de lazer, por ser prazerosa e lúdica para alguns pacientes.

– Educação

A Educação é um dos fatores que são estabelecidos no critério de evolução dos nossos pacientes, sendo que o Cantinho do Céu Hospital de Retaguarda tem o apoio da APAE de Ribeirão Preto e a Escola Egydio Pedreschi, CEEEF para realizar as atividades escolares dos pacientes.

– Prédio Administração

O Prédio onde fica localizado a administração do Cantinho do Céu Hospital de Retaguarda, foi adquirido no ano de 2022, os departamentos da administração realizarão o trabalho juntamente com a Diretoria Executiva.